Pó enamorado: E as Montanhas Ecoaram, Khaled Hosseini

Khaled Hosseini retratou o amor filial   e o Afeganistão  e arrasou as tabelas. Outono de 1952, Afeganistão. Na aldeia isolada de Shadbagh, ...

sábado, dezembro 11, 2010

Don DeLillo - Um Livro Por Dia


© Richard Drew, «The Falling Man»
North Tower of the World Trade Center, at 9:41:15 a.m., September 11, 2001

The falling man

A 11 de Setembro de 2001, após os embates dos dois aviões nas torres gémeas do World Trade Center, Keith conseguiu escapar do interior de um dos edifícios. Então, caminhou para norte, entre entulho, lama e pessoas em fuga ou apenas sentadas, «absortas nos seus sonhos, a sangrar». Por onde caminhava «deixara de ser uma simples rua, era agora um mundo, um tempo e espaço de cinza a tombar e quase noite». Ao «ronco distorcido da queda», suceder-se-ia a ansiedade, o pânico do futuro. E ninguém melhor do que o escritor nova-iorquino Don DeLillo seria capaz de os descrever. Assim: «Estes são os dias do depois. Tudo agora se mede em depois.» Keith é o protagonista de «O Homem em Queda», o último romance de Don DeLillo, traduzido pela Sextante.
Vários excelentes ficcionistas trataram já a tragédia do 11 de Setembro, entre eles Ian McEwan («Sábado», Gradiva), John Updike («O Terrorista», Civilização) ou Jonathan Safran Foer («Extremamente Alto e Incrivelmente Perto», Quetzal). No entanto, a abordagem mais aguardada era a de Don DeLillo. Em 1991, no romance «Mao II» (Relógio D’Água), a personagem Bill Gray, um escritor, questionara premonitoriamente a supremacia do terrorismo sobre a literatura na capacidade de «alterar a vida interna de uma cultura». Para mais, DeLillo, nascido há 71 anos no Bronx, incorporara Nova Iorque em toda a sua obra e provara ser um dos melhores criadores de romances panorâmicos, atentos ao mínimo detalhe nos movimentos dispersos de uma multidão (como nas espantosas 14 páginas de descrição da sequência de acontecimentos na Dealey Plaza, aquando do assassinato de J. F. Kennedy, no romance «Libra»).
«O Homem em Queda» não defrauda as expectativas; é um romance brilhante, que traduz «o idioma nova-iorquino, cosmocêntrico, tonitruante e brutal» para o pânico universal da ameaça terrorista. DeLillo atinge a melhor forma da sua talentosa fluência de metáforas, descrições realistas e incidências psicológicas. Os movimentos da família de Keith em Manhatan são o epicentro de uma rede de íntimos «estilhaços orgânicos» da catástrofe: uma mulher que é «a história de uma pasta», crianças que vigiam obsessivamente o céu, a memória de um companheiro de poker, um terrorista em treino na Alemanha, um grupo de doentes que escreve a memória. Figuras em queda, numa «performance» radical.

O Homem em Queda, Don DeLillo, Sextante Editora, 255 págs.

SOL/ 08-12-2007
© Filipa Melo (interdita reprodução integral sem autorização prévia)