Pó enamorado: E as Montanhas Ecoaram, Khaled Hosseini

Khaled Hosseini retratou o amor filial   e o Afeganistão  e arrasou as tabelas. Outono de 1952, Afeganistão. Na aldeia isolada de Shadbagh, ...

terça-feira, outubro 19, 2010

A Mosca Azul - Um Livro Por Dia

Variações do medo

Duzentos anos após o nascimento de Edgar Allan Poe (1809-1849), o terror está de volta. De culto, a ficção de terror é, talvez, o género que mais impele cada leitor para a construção de uma biografia de leitura, a partir de características e motivações psicológicas intransmissíveis. Ainda assim, é inegável a universalidade da experiência «maravilhosa, terrível e venenosa» (segundo Oscar Wilde) da leitura de O Poço e o Pêndulo, de Poe, ou a de A Volta do Parafuso, de Henry James. Recém-editado, Que o Diabo Leve a Mosca Azul, de John Franklin Bardin, é um dos expoentes máximos de perícia na criação de uma atmosfera ficcional terrivelmente perturbadora. A escritora Ana Teresa Pereira alerta, no prefácio desta «história de música e de loucura»: «Os que conseguirem ler este romance não o esquecerão tão cedo. (…) Não sei se recuperamos [da sua leitura].»
Trabalhando a película fina que separa o desejo de uma racionalidade previsível da queda livre num universo de alucinação, John Franklin Bardin (1916- 1981) assinou dez thrillers psicológicos. Que o Diabo Leve a Mosca Azul, de 1948, é, com unanimidade, o melhor dentre eles. Uma narrativa em ligação estreita com a ária e 30 Variações Goldberg para cravo, de Bach, ao som das quais o escritor compôs o original em apenas seis semanas. O ponto de vista é o de Ellen, uma cravista que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica onde esteve internada durante dois anos. Quando procura a chave para o seu cravo, para o regresso à interpretação e aos palcos e a uma vida 'normal' com o marido, Basil, Ellen reeencontra a música e a loucura - personificada no seu alter ego maquiavélico, Nelle.
Que o Diabo Leve a Mosca Azul merece uma primeira, uma segunda, uma terceira leitura, para total impregnação dos vários desenvolvimentos do que poderíamos chamar o acorde psicopatológico de Ellen. Aqui, o segredo da tensão provocada no leitor não está na repetição obsessiva e claustrofóbica. Como na música, Bardin explora antes a ideia de variação,  de uma medida de repetição (a racionalidade) usada apenas como fundo de reconhecimento para salientar a surpresa de elementos novos (a loucura). A suspensão ocorre materializada em palavras físicas e ferozes. Como uma garra apertada ou um refrão de sons consonânticos.

Que o Diabo Leve a Mosca Azul, John Franklin Bardin, Relógio d'Água, 173 págs.

SOL/17-06-2009

© Filipa Melo (interdita reprodução integral sem autorização prévia)